Efeito da Rotação de Culturas sobre a Qualidade do Solo


1.Qualidade física do solo
A qualidade física do solo é um dos principais fatores que determinam a produtividade das culturas, porque influencia diretamente sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas. A compactação é vista como a principal causa da degradação da qualidade física do solo, provocando o aumento da sua densidade e resistência a forças exercidas sobre ele e também diminuindo os espaço existente para o armazenamento de água, chamada porosidade. Essa condições limitam o crescimento das raizes das plantas, diminuído também a disponibilidade de água e oxigênio, reduzindo consequentemente a produtividade especialmente quando há excesso ou falta de água no solo.
A rotação de culturas é importante pois ajuda na descompactação do solo, já que cada tipo de cultura possui um sistema de raizes especifico que vai atuar de diferentes formas sobre o solo, melhorando suas características.

2. Qualidade química do solo
A rotação de culturas possibilita um aumento de material verde que em conjunto com o sistema de plantio direto aumenta os teores de matéria orgânica do solo. O aumento da matéria orgânica do solo provoca  a melhoria da estrutura do solo, principalmente por meio da formação e estabilização de torrões, fornecimento de nutrientes para as culturas, retirada de elementos tóxicos do solo, como alumínio e aumento da matéria verde e também  da atividade biológica do solo, ou seja dos micro-organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica do mesmo.
A rotação de culturas possibilita ainda a combinação e alternância de plantas com diferentes exigências nutricionais e habilidades de absorção de nutrientes. Assim aqueles nutrientes que não são absorvidos por uma determinada planta podem ser absorvidos por outras espécies.

3. Qualidade biológica do solo
Os micro-organismos são muito importantes no solo devido as suas funções diversas como: ciclagem e reciclagem de nutrientes, decomposição de materiais orgânicos e incorporação destes a parte orgânica do solo, formação e estabilização de torrões, controle de organismos que possam provocar doenças e fixação de Nitrogênio. Essas funções são fundamentais para a qualidade do mesmo.
O sistema plantio direto junto com a rotação de culturas exerce efeitos positivos sobre a comunidade microbiana do solo quando comparado ao preparo convencional resultando em maiores valores de Carbono e Nitrogênio da constituição dos microorganismos. 

 Figura 1 - Solo com boa qualidade física, química e biológica, função do sistema plantio direto com a rotação de culturas.

Referência:
Informações Agronômicas. IPNI, nº 134, junho/2011.