MELHORIAS NA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA  E QUALIDADE BIOLÓGICA DO SOLO


Um solo bem estruturado favorece o crescimento de raízes e à capacidade de infiltração de água no solo. A taxa de infiltração do solo pode ser aumentada através do  sistema radicular das plantas, pois estas permitem a translocação da água no solo (ALVES E CABEDA, 1999). A cobertura vegetal pode também diminuir o impacto das gotas de chuva, reduzir o escoamento superficial e promover a qualidade biológica do solo, onde os microorganismos e outros animais podem formar caminhos para a movimentação  de água e solo (CARVALHO E SILVA, 2006).

      Referências:

      ALVES, M.C. e CABEDA, M.S.V. Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-Escuro sob dois métodos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades. Revista Brasileira de Ciência Solo, 23:753-761, 1999.

      CARVALHO, D. F.; SILVA, L.D.B. Apostila de Hidrologia. Seropédica.  Cap. 5, Agosto 2006. Disponível em :<http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/HIDRO-Cap5-INF.pdf>.



ORGANISMOS NO SOLO

                  Os organismos vivos do solo  pertencentes a fauna e a flora são os agentes responsáveis pelo húmus. (BRADY, 1989). Eles produzem inúmeras mudanças bioquímicas, processam a decomposição, reviram fisicamente o solo, auxiliam a estabilidade e a estrutura do mesmo.  Em um ecossistema não alterado as plantas e organismos encontram-se em equilíbrio, garantindo a biodiversidade e a preservação dos recursos naturais. A maior parte destes organismos são de origem vegetal.
                  Diversos organismos fazem parte da decomposição vegetal.  Dentre eles, estão os herbívoros, que são os parasitas, como os nematóides, lesmas, caracóis, larvas e cupins e larvas que devoram os materiais lenhosos acima do solo, como os mamíferos maiores como os  camundongos (BRADY, 1989).
                  Na presença de umidade, as bactérias e os fungos começam o ataque juntamente com os besouros, caracóis, acrinos, miriápodes, pulgões e minhocas e outras do gênero “Enchyteacus”.
                  A fauna tem ação física e química, já a microflora tem somente ação química. Os consumidores primários são a forma de alimento para os consumidores secundários, e na sequência, os terciários se alimentam dos consumidores secundários. A microflora está envolvida na decomposição do material orgânico associado à fauna.

Fauna

                  Está dividida em:
- megafauna: maior que 20 mm de diâmetro;
- mesofauna: entre 0,2  a 2 mm de diâmetro;
 - macrofauna: entre 2 a 20 mm de diâmetro.
        É formada na sua maioria por animais invertebrados.  Estes organismos são  decompositores de matéria orgânica e influenciam em diversos processos ecológicos.  Podem ser habitantes permanentes, temporários, periódicos ou acidentais (SIQUEIRA, 1999).

Grupo de Fauna identificado no solo.

        São classificados como; Homópteros, Coleópteros, Isópodos,  Pseudoscorpionidas, Larva de Dípteros, Larva de Coleópteros, Hymenópteros, Isópteros, Collembolos.

                              Figura 1: Infestação por Homóptera
                                        Fonte: Wikipedia, 2012.




 
 Figura 2:  Vespa da ordem Hymenóptera.
                                                                     Fonte: Wikipedia, 2012.


                                                            Figura 3: Cupins da ordem Isoptera.
                                                            Fonte: Wikipedia, 2012.

Referências:

      FREITAS, A.C.S.; BARRETO, L.V. Qualidade biológica do solo em ecossistemas de mata nativa e monocultura do café. Enciclopédia Biosfera: N.05; ISSN 1809-0583,  2008.

      BRADY, Nyle C. Organismo do solo. In_______.  Natureza e Propriedades dos solos. 7ed.Rio de Janeiro: Freitas Bastos,1989.Cap. 07 p.253-287.

      SIQUEIRA,  José Osvaldo.Os Organismos do solo. In______. Biologia do solo. Lavras: UFLA,1999.Cap.02. p. 03-19.

      Wikipedia.  Cupim. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Isoptera>. Acesso em: 20 mai. 2012.