Identificando os tipos de erosão.


Hoje à tarde recebemos mais uma pergunta: Como podemos identificar os tipos de erosão? A pergunta foi enviada pelo filho do proprietário rural José da Silva Gomes.

            É muito importante a identificação da fase em que se encontra a erosão. Uma erosão laminar (começo) é muito difícil de ser identificada, mas coma experiência no assunto se torna mais fácil. A erosão laminar é aquele que acontece primeiramente e que arrasta certa quantidade de solo para outro lugar. A seguir temos uma imagem que nos da uma idéia de como a erosão laminar pode ser. 


          Se a erosão laminar não for controlada, ela passa para um outro estágio chamado de erosão em sulco. Essa erosão carrega maior quantidade de solo que a anterior, e há a formação de pequenas valetas, por onde a água começa a escoar. Na segunda imagem temos uma idéia de como pode ser essa erosão em sulco.

A erosão quando evolui passa para o estágio de voçoroca, que é na verdade a formação de um grande buraco formado na terra. Nessa fase, temos uma grande perda de solo como visto na figura abaixo. 


Amigos, é muito importante o controle da erosão desde o início, pois com o passar do tempo essa erosão a princípio pequena pode tomar grandes dimensões, perdendo solo e área produtiva, além de que sua recuperação se torna muito mais cara.

A equipe do Conservando o solo agradece pela pergunta, e aguardamos as próximas dúvidas a serem esclarecidas! Até a próxima!

Referência:  BERTONI, J.; NETO, F.L.; Conservando o solo, Editora Ícone, ed. 7, São Paulo, 2010. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou perguta.